Artigos

Nos bastidores da decisão

Alguns autores defendem que as decisões são tomadas com base numa de duas emoções: o medo ou o amor.
E, de facto, todos nós fazemos escolhas pensando naquilo que não queremos que aconteça ou naquilo que gostamos  e queremos na nossa vida.

A questão que me parece pertinente...

Emoções minimizadas

O minimalismo tem estado em alta nos últimos anos e pode trazer-nos muitos benefícios. Não só ao nível das posses materiais mas também no nosso espaço mental e emocional.
Este movimento fala-nos sobre a redução da quantidade desnecessária de posses e consumismo, mas também de qualidade de vida, pela...

Resposta sobre relacionamentos

O tema relacionamentos tem estado em alta.
Neste momento, estão a decorrer as gravações do segundo nível do curso de transformação pessoal Reencontros na Plenitude. O primeiro (Despertar o SER) centra-se na Identidade e o segundo (O Eu no Outro) tem o foco nos relacionamentos. Aproveito para levantar um...

«E se…?»

Muitas vezes os pensamentos que geram ansiedade têm a forma “e se”.

«E se não consigo fazer isto?»
«E se me falta o assunto de conversa?»

Estes podem parecer exemplos muito banais, mas têm um grande potencial ansiogénico para muitas pessoas.
Já partilhei antes algumas estratégias para...

As perguntas

As perguntas podem ser tão ou mais orientadoras do que as respostas. Mas também têm o potencial de nos desorientar.
As perguntas que usamos mais frequentemente são construídas na forma de “porquê…?“. Mas o porquê faz parte da linguagem da ansiedade. O porquê remete-nos para os elementos da equação,...

Ainda sobre objetivos e metas

Porque o feedback que tenho recebido do último video tem sido positivo e porque continuo a receber muitos emails em que reina o tema dos objetivos e definição de metas para o novo ano, fez-me sentido partilhar mais algumas ideias sobre este assunto.

No video acima abordo as...

Sonhos, metas e 2017

Esta é a altura do ano em que mais se ouve falar de objetivos e resoluções, pelo que me fez sentido trazer aqui algumas considerações sobre a minha experiência nesta área.
Porque de facto o problema é que estas resoluções não se costumam manter por muito tempo e rapidamente...

Podcast Plenitude #8: Dar a outra face


 
Seja por culpa ou por uma questão de educação, aprendemos muitas vezes que dar a outra face é a atitude correcta. Mas será que significa realmente virar o rosto e oferecê-lo para receber uma segunda bofetada?
Participe do próximo podcast, deixando a sua questão ou consideração em mensagem...

Perder peso?

Quando o objetivo é perder peso, a medida é visível e pode trazer satisfação ou trazer facilmente a desmotivação quando não se vê emagrecer o que pretendia. Daí a necessidade de reavaliar o objetivo e a forma de medirmos o sucesso da nossa empreitada.
Começando logo pela escolha de...

O despertar do SER

Tanto na minha prática clínica como na minha vida fora do consultório tenho ouvido muitas partilhas, ao longo dos anos, sobre a ansiedade e o desconforto que as mais diversas situações geram na vida das pessoas e no sentimento de impotência e falta de controlo sobre as mesmas. Ouço...