Perguntas frequentes

sofiamorgado_faq

Em hipnose, vou dormir?

Não. O transe hipnótico tem diversos níveis de profundidade, do mais leve ao mais profundo em que poderá parecer, a quem vê de fora, que a pessoa está a dormir, não estando de facto.

Vou perder o controlo sem me aperceber?

Bem pelo contrário, a hipnose vai ajudá-lo a ter mais controlo sobre os seus processos mentais e corporais. Permanecerá em controlo durante todo o tempo e integrará apenas as sugestões que são úteis e apropriadas para si.

Mas poderei dizer ou fazer algo contra minha vontade?

Não. O seu consciente (e consciência) estará sempre presente.

Qualquer pessoa pode ser hipnotizada?

Sim, desde que queira. No fundo, a hipnose é um estado de relaxamento. Não relaxamos todos, quando vamos dormir?

Vou lembrar-me de tudo no final?

Provavelmente sim. Cada pessoa é diferente, assim como cada estado hipnótico. Por vezes pode acontecer um estado de amnésia, por vezes a pessoa relembra tudo. Na generalidade, mantém a consciência de quase tudo, perdendo um outro pormenor apenas devido ao estado de relaxamento em que se encontra. Tal como quando vemos um filme e acabamos de o ver sem nos lembrarmos de todos os pormenores. Mas ficará surpreendido com a quantidade de coisas que conseguirá perceber em hipnose, uma vez que este é um estado aumentado de consciência.

Tudo o que for dito durante a consulta é confidencial?

Total e absolutamente.

Existe algum perigo?

Não. Procure sempre um hipnoterapeuta certificado, que se reja por um código de ética e conduta, o perigo que corre é o de adormecer e a possível necessidade de ter de repetir o despertar como quando acorda de um sono profundo. E os efeitos secundários a que se arrisca são os diversos níveis de relaxamento e todos os benefícios que daí possam advir para o seu bem estar físico, mental e emocional.

Posso ficar preso no estado de hipnose?

Não, a hipnose apenas lhe proporciona um estado de relaxamento mais ou menos profundo em que mantém a sua consciência e capacidade de controlo.

A hipnoterapia pode ser usada eficazmente em condições puramente físicas?

A minha experiência e conhecimentos dizem que sim. A hipnoterapia pode ser usada como ajuda no tratamento e alívio de muitas condições físicas como tinnitus, tiques faciais, impotência, infertilidade, Síndroma do Intestino Irritável, enxaquecas, entre muitas outras.

Então a hipnoterapia substitui a medicina convencional?

De forma alguma. É uma grande ajuda à medicina e pode acabar por resolver determinadas condições físicas com o decorrer da terapia, mas não deverá nunca dispensar a consulta ao seu médico.

De quantas sessões precisarei?

Depende daquilo em que precisa de ajuda. É certo que a hipnose pode ajudá-lo a ter rápidas mudanças, mas como li um dia algures, certamente haverá uma diferença entre o número de sessões para deixar de roer as unhas e para uma depressão que dura há décadas. O número de sessões será calculado a partir do problema e reavaliado segundo a forma de estar, ser e funcionar de cada pessoa.

O que posso esperar numa primeira sessão?

A primeira sessão é o momento para nos conhecermos, podermos esclarecer todas as dúvidas sobre a hipnose e a hipnoterapia, debatermos a sua questão e a forma como o poderei ajudar. Esta é uma sessão mais extensa, que dura geralmente duas horas.

Se não vir as suas questões respondidas aqui, terei o maior prazer em responder ao seu contacto.