Gestão do Stress

Gestão do stress

A maior descoberta dos últimos tempos, neste âmbito, é que o ser humano pode mudar a sua vida, mudando a sua atitude.

– William James (psicólogo e filósofo americano)

O nível de stress que uma pessoa vivencia está muitas vezes relacionado com a forma como ela interpreta os acontecimentos e não apenas com os próprios acontecimentos. E mesmo que possamos não ter consciência de como o fazemos, todos nós lidamos com o stress na nossa vida diária. Quando quando uma pessoa vê televisão ou sai para dar um passeio a pé logo após uma discussão com alguém, está de facto a usar uma forma de gestão do stress, de forma a voltar ao equilíbrio naturalmente.

Este tipo de respostas são estratégias para lidar com o stress e é desta forma, que lidamos com as pressões externas antes que estas se tornem realmente factores de stress disfuncional na nossa vida.

Qualquer pessoa pode aprender estratégias de gestão de stress, tal como yoga, meditação ou auto-hipnose. Você pode frequentar aulas, comprar livros ou cds e aprender técnicas muito simples de relaxamento que também serão abordadas aqui e podem ser praticadas em sua casa.

É importante notar que apesar de todos nós experimentarmos uma ou outra forma de stress e lidarmos mais ou menos eficazmente com este, o stress é na verdade uma condição fisiológica.

De facto, podemos funcionar sob pressão durante muito tempo, mas se descobrir que está a sofrer de stress de uma forma regular e crónica, então deve procurar um profissional de saúde de forma a que este o possa informar apropriadamente sobre os tratamentos e formas de aliviar o stress.

A ansiedade também é uma condição médica e, da mesma forma, se sente ansiedade a um nível diário, aconselho-o, antes de mais, a falar com o seu médico.

A auto-hipnose ou a meditação são duas excelentes técnicas que qualquer pessoa pode aprender.

Um programa típico de gestão de stress irá incluir treinamento em áreas como técnicas de relaxamento, comportamento assertivo, estilo de vida saudável, gestão do tempo e solução de problemas e destina-se tanto a treino em grupo como individual para:

  • definir o que é o stress
  • ajudá-lo a compreender as causas do stress e como este o afecta pessoalmente
  • informá-lo sobre técnicas e estratégias para combater o stress quando este ocorre e ajudá-lo a identificar os sinais antes que este atinja o seu pico. Tal como em tantas outras situações associadas a problemas físicos e emocionais, a prevenção é melhor do que a cura.

No âmbito da terapia e práticas de grupo, ofereço a oportunidade de integrar um programa que compreende quatro sessões de 1h30, cuja dinâmica tem o objectivo de o ajudar a lidar com as pressões do dia a dia e a melhorar a sua capacidade de resposta às mesmas; identificar as crenças, pensamentos e imagens interiores que podem intensificar as respostas de stress e substituir as mesmas por formas de pensar mais construtivas e realistas.

Os participantes deste grupo irão aprender formas de lidar eficazmente com o stress que se faz presente na sua vida diária de forma a que não seja criado um desequilíbrio entre os níveis de estímulo (indutores de stress) e resposta ao mesmo.

Será feita uma introdução básica ao relaxamento físico e mental, assim como abordadas diversas técnicas tanto na teoria como na prática.

Os grupos incluem demonstração, discussão, trabalho em grupo, prática de auto-hipnose e uso de imagética. A forma de apresentação envolve activamente os participantes e temos por objectivo tornar as sessões agradáveis, assim como úteis e informativas.

A estrutura e conteúdo da acção poderá variar de acordo com as características e requisitos do grupo.

Sessões de hipnose em grupo são uma excelente forma de experimentar a hipnose pela primeira vez e podem complementar o trabalho a ser feito em sessões individuais.

Os participantes de qualquer grupo podem voltar a frequentar um grupo da mesma temática sempre que disponível e sem qualquer encargo adicional desde que dentro do prazo de três meses após o término do seu grupo, como uma forma de reforço ou acompanhamento.

As inscrições para este grupo encontram-se abertas, sendo as seguintes datas as previstas para as suas sessões:

a indicar

Horário:

das 20h00 às 21h30

Local das sessões agendadas:

Clínica Dr. Fernando Figueiredo

Rua Maria, 47 – R/C

(por trás da Igreja dos Anjos)

1170-210 Lisboa

Cada grupo é limitado a 6 pessoas de forma a que todos os participantes recebam a devida atenção, sendo necessário um pré-registo.

Ficha de inscrição:

Descarregue aqui

(necessário Acrobat Reader)

Custo do Programa Gestão do Stress:

110 € (inclui 4 x 1h30)

10% de desconto para quem tenha sido acompanhado em sessões individuais nos seis meses anteriores

Durante as sessões de hipnose você pode escolher sentar-se numa cadeira ou deitar-se no chão em colchonetes existentes para o efeito.

Traga roupa confortável e de forma a que possa ajustar facilmente a temperatura do seu corpo.

Inscrições e informações:

por telefone 965 098 529 ou por e-mail.

Quer receber informações sobre os workshops e actividades? Veja aqui como.