Menu Fechar

O perigo do pensamento positivo

Muitas vezes ouvimos os outros dizerem: «Tens de pensar positivo!». E é certo que cada vez se ouve falar mais sobre o pensamento positivo e os seus benefícios. Mas como para tudo o resto na vida, existe um lado bom e um lado mau na prática do pensamento positivo.

É inegável o lado bom do pensamento positivo. Usamos muitas vezes a nossa imaginação e muitas vezes da pior forma. Mas podemos também usá-la para nosso benefício pensando num resultado positivo. E se aquilo em que pensamos influencia a forma como nos sentimos, na certa o resultado diferente.

Mas pensar positivo também pode ter um lado mau, pois pode trazer prejuízo.

No entanto, isto faz mais sentido para determinado tipo de funcionamento mental. O perigo não será para todos.

Pensar positivo implica inevitavelmente a avaliação das situações e se queremos pensar positivo, vamos necessariamente avaliar se aquele pensamento ou aquela perspetiva é positiva ou negativa. Isto pode não ser tão bom assim, porque dependendo da forma como costuma pensar, essa avaliação pode trazer maior prejuízo. Se tende a um pensamentos mais pessimista ou negativo, pode ver mais facilmente o que lá está de menos bom. Pode parecer-lhe que há mais coisas más do que boas, que tem muitos pensamentos negativos ou existem muitas situações negativas na sua vida.

Não é que seja necessariamente assim. mas a partir do momento em que começou a fazer esta avaliação, a lançar um olhar de julgamento sobre estas situações e estes pensamentos, começou a notar estas diferenças.

Ao fazê-lo, começamos a notar as sombras que muitas vezes não aceitamos.

Queremos a luz, aquilo que consideramos ser positivo, e empurramos as sombras para o lado. Queremos escondê-las dentro do armário porque achamos que elas não deviam estar lá. Não era suposto estarem lá, não as queremos!

Contudo, as sombras estão lá. Mais, aquilo que vemos como sombra, como negativo, vai continuar lá. Até porque se existe luz, existe sombra. Mesmo sob um sol do meio dia, existe sombra.

A sombra está lá porque existe luz.

Esta é uma forma de pensar positivo sobre a sombra. No entanto, leva-o a avaliar o que é sombra e o que é luz e a ver que existem ambas. Porque existem.

Lutar contra a sombra em vez de a aceitar pode trazer mais prejuízo porque aquilo com que lutamos tem a nossa atenção e cresce, ganha espaço. Ou seja, aquilo que colocamos dentro do armário continua a crescer lá dentro. Aquilo que negamos porque acreditamos que não pode SER, continua a desenvolver-se em nós. Estamos a dar-lhe espaço para que exista.

Na vida obtemos mais daquilo em que focamos a nossa atenção. É como comprar o tal carro novo daquela marca, modelo e cor e a partir desse momento, ver imensos carros iguais. Não existem mais do que antes, mas é uma questão de foco.

Sim, é importante o foco no positivo. Faça com que aconteça da forma mais natural possível. Não é importante estar sempre a fazer um julgamento, não importa se é positivo ou negativo, pense antes nos benefícios que lhe traz. Traz benefícios? Não, traz prejuízo. Certo, então como é que eu posso remodelar o meu pensamento para que me traga maior benefício? O seu foco está no positivo, sem lutar contra aquilo que considera negativo ou à procura daquilo que é negativo para si.

E, assim, pode resultar melhor.

Deixe o seu comentário abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *