Menu Fechar

5 Dicas para um maior bem estar

Na correria de hoje em dia, acabamos muitas vezes por descurar as nossas necessidades. E entre as necessidades básicas também está incluído cuidar de si.

Hoje partilho cinco dicas essenciais para um maior bem-estar.

1. Faça pausas

Pequenas pausas ao longo do dia podem fazer uma grande diferença. Mesmo que parando apenas para respirar mais profunda e conscientemente duas ou três vezes de seguida, fazendo-o amiúde ao longo do dia, resultará numa mente mais tranquila e, por isso, mais clara.

2. Saia da sua zona de conforto

Habituamo-nos a fazer as mesmas coisas, estar com as mesmas pessoas e vamos abrindo mão de sonhos e pequenos prazeres. É tão confortável ficar sentado no sofá, ficar-se por aquilo que já é conhecido!

Permita-se fazer uma coisa que não costume fazer, algo não planeado, e desfrute.

3. Assuma as suas decisões, de corpo e alma

Decidiu, está decidido. E se decidiu não vale a pena ficar a pensar que deveria ter feito uma escolha diferente.

Se entre as opções que tem disponíveis, mediante os seus objetivos e necessidades do momento, é aquilo que decide fazer, faça-o, por completo.

4. Aproveite o Aqui e Agora

Quantas vezes estamos no presente a pensar no passado ou a pré-ocuparmo-nos do futuro. E o presente? O presente é isso mesmo, um presente pronto a ser desembrulhado, desfrutado, aproveitado.

Será que o está a aproveitar da melhor forma?

Por vezes gostaria de receber um presente diferente e a vida traz-lhe aquele, mas não deixa de ser um presente, da vida, de Deus, do Universo, como preferir/entender.

Então, aproveitando o aqui e agora, pergunte-se:
– Como é que este momento me pode ajudar na minha vida?
– Como posso utilizar estas condições da melhor forma para continuar caminho na direção que pretendo seguir.

5. Não se leve tão a sério

Divirta-se com as suas tonteiras, com as suas escolhas menos boas. Aprenda com elas e ria-se com elas. Ria-se delas, não de si, pois está a dar o seu melhor a cada passo.
Não se leve a si tão a sério ou às suas decisões, assumindo-as de corpo e alma, mas com flexibilidade.

Não leve os outros tão a sério também. Os outros têm os seus próprios caminhos, aprendizagens, objetivos. Você tem os seus.

Dicas extra

Mas é claro que existem outras dicas básicas, para além destas, que podem trazer-lhe um maior bem estar. E que lá por serem básicas não significa que as coloquemos em prática no dia-a-dia.

Boa alimentação

Permita-se desfrutar da refeição, escolhendo os alimentos que lhe são mais úteis, saudáveis e adequados de acordo com os seus objetivos no momento.

Gerir os níveis de stress e ansiedade

A pausa também pode ajudar nesta gestão. O stress é algo tão normal no dia a dia que necessita da nossa atenção. Encontre as suas estratégias para o gerir, diminuindo níveis de ansiedade desnecessariamente elevados.

Dormindo as horas necessárias

Pausas de qualidade são também essenciais durante a noite. Encontre a medida necessária para o seu sono e não abdique dele. Uma noite descansada está na base de um maior bem estar e uma maior maior eficácia e produtividade durante o dia.

Atividade física

Para manter um corpo mais saudável e, mesmo que pareça estranho, para uma mente mais eficaz e produtiva.

Mexa-se. Não necessita de fazer desporto ou ir para o ginásio, mas uma caminhada ou um passeio ao ar livre pode ser o suficiente para cuidar de si.

E se pensa que não tem tempo para o fazer, pense de novo. Podemos gerir estes tempos porque há tempo para tudo.

Há tempo e é preciso tempo para cuidar do seu bem estar físico, mental, emocional.

Há tempo e é preciso tempo para trabalhar, socializar, descansar, produzir, dormir e se alimentar de uma forma mais adequada às suas necessidades e objetivos.

Quer mais tempo livre na sua vida diária?

Muitas vezes levamos a cabo atividades ao longo do dia que são verdadeiras ladras de tempo. Um exemplo disso é o tempo passado nas redes sociais, que também é importante para relaxar e socializar, mas não tanto quanto gerir bem o seu tempo.

Limite esses momentos se quer gerir o seu tempo de forma a dar para tudo isto.

Para criar mais tempo para cuidar de si, existem outras dicas que uso, particularmente aproveitando todos os pequenos momentos entre tarefas, marcações e actividades:

○ A caminho de algum lado (trabalho, casa)
○ Enquanto espera (num consultório, em filas)
○ Ao preparar-se pela manhã (ou durante o dia).

Pode aproveitar para:
○ pôr a leitura em dia,
○ ver/ouvir um video/audio (palestras, livros, motivação, cursos),
○ aprender uma língua nova com uma app no telemóvel,
○ meditar,
○ fazer a pausa para respirar conscientemente e se focar no presente,
○ anotar ideias, soluções, aquilo que não quer esquecer, focando a sua atenção na tarefa que tem em mãos, por completo, no presente (uni-tarefa).

Esses momentos são tão importantes.

E hoje, já cuidou de si?

Deixe o seu comentário abaixo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *